A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu na manhã desta terça-feira (6/4) com secretários e assessores para tratar do planejamento da Secretaria de Administração. Em pauta, levantamento das ações já realizadas nos primeiros dias de governo e metas para o curto, médio e longo prazos.
Acompanhado da equipe da pasta, o secretário municipal de Administração, Carlos Frederico, destacou pontos a serem trabalhados. “É necessário um olhar cuidadoso para cada área. Num primeiro levantamento que fizemos, elencamos ações operacionais e estratégicas a serem desenvolvidas por cada subsecretaria, que estão consubstanciadas num plano desdobrado em metas e atividades, que serão acompanhadas por meio de uma ferramenta informatizada de gestão”.
Entre as premissas que serviram de ponto de partida da equipe da Secretaria estão a racionalização de recursos, a promoção da intersetorialidade, a eficiência e a proatividade. “Nosso desafio é avançar na eficiente alocação do gasto público, numa perspectiva de austeridade e economia, com vistas a direcionar os recursos para os programas e projetos de interesse da administração municipal”, afirma o subsecretário de Administração, Luciano Novaes.
Na opinião da prefeita Marília Campos, “hoje me foi apresentado um planejamento de uma área que é responsável tanto pela contratação de pessoal, quanto pela licitação de suprimentos e serviços, além da gestão da folha de pagamento e da previdência dos servidores. Gostei do que recebi e fiz outras encomendas. Precisamos, com urgência, de modernizar a administração e descentralizar alguns setores e processos”.
Os pontos de maior relevância no planejamento apresentado podem ser assim divididos por área. A Subsecretaria de Administração concentra a revisão de todos os contratos administrativos, a gestão da frota e a criação de um modelo de gestão para o patrimônio imobiliário do município.
Em relação à subsecretaria de Gestão Previdenciária, o maior desafio é a discussão, formulação legal e implementação da Reforma Previdenciária no município, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2021. Finalmente, a Subsecretaria de Recursos Humanos tem o desafio de concluir a reforma da estrutura da administração, com o remodelamento dos cargos em comissão e gratificações, e a descentralização operacional dos procedimentos de gestão da folha de pagamentos da administração direta.
Repórter João Vitor Viana